Oficina de Planejamento Integrado Sustentável: experiências locais e regionais 12/11/2018 - 10:27

Atendendo a um convite de parceria do Colegiado de turismo e meio ambiente da UNESPAR, e juntamente com a Instância de Governança de Turismo Regional COMCAM, o Paraná Projetos esteve na tarde do dia 07 de novembro, no Anfiteatro da UNESPAR, em Campo Mourão, realizando Oficina de Planejamento Integrado Sustentável para os Prefeitos e Secretários Municipais da Mesorregião Centro Ocidental do Paraná.

A Oficina, conduzida pela gerente de planejamento do Paraná Projetos, Patrícia Atherino, e pela turismóloga da Instituição, Marta Takahashi, integra o segundo módulo do projeto de extensão: “Gestão pública e fortalecimento do turismo regional”, coordenado pelas professoras Larissa de Mattos Alves e Juliana Carolina Teixeira, ambas da Unespar.

O Paraná Projetos, que se vincula por cooperação à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, trabalha conectando interesses comuns e tecendo parcerias para a construção de propostas que tenham como propósito o desenvolvimento do território paranaense, tendo como missão a elaboração de projetos sustentáveis que viabilizem o desenvolvimento regional integrado.

E em razão da vasta experiência em desenvolvimento regional integrado é que a Instituição esteve na região para trocar experiências com gestores públicos, iniciativa privada e demais entidades, pesquisadores, estudantes, de modo a fomentar o planejamento local e a integração regional.

A troca de experiências sobre o tema teve uma segunda rodada com o público de estudantes do curso de Turismo e Meio Ambiente no período da noite, com diálogos significativos e apresentação das ações que estão sendo realizadas pelos alunos nos municípios.

O evento contou com a presença das seguintes autoridades, que compuseram a mesa diretiva, sendo elas: Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Rodrigo Salvadori, Superintendente do Paraná Projetos, Cylleneo Pessoa Jr., Diretor do Campus de Campo Mourão da Unespar, João Marcos Borges Avelar, Pró-Reitor de Planejamento, Ângelo Ricardo Marcotti, Coordenador do Colegiado de Turismo e Meio Ambiente, Francisco Carlos Bocato Junior, e presidente da COMCAM e Prefeita de Farol, Ângela Kraus.