AS POTENCIALIDADES DO VALE DO IVAÍ 03/05/2018 - 10:06

Após a Oficina Regional para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ivaí, que aconteceu no dia 17/04, em Apucarana, a equipe do Paraná Projetos, com o apoio do Nei Mansano da AMUVI, iniciou as visitas técnicas nos municípios que compõem o Vale do Ivaí.

No dia 18/04, as técnicas conheceram o Programa Terra Forte - Projeto Fruticultura e Projeto Fertilidade do Solo, desenvolvido pela Prefeitura de Apucarana. O projeto nasceu de pedidos das crianças ao prefeito Beto Preto, que solicitavam a inclusão de frutas no cardápio escolar. A visita na propriedade rural onde o programa Terra Forte foi implementado foi acompanhada pelo Secretário de Agricultura, Sr. José Luiz Porto e pelo técnico municipal, Luiz de Faveri.

Em seguida, a equipe visitou o município de Cambira, juntamente com o prefeito Emerson Toledo e secretário de Indústria e Comércio, Jorge Marcato Donato, conhecendo um pouco da propriedade rural de café do Sr. Evilásio S. Mori, primeiro colocado no Concurso Café Qualidade Paraná 2016.

Mais tarde, seguiram para Lunardelli, onde o Secretário de Turismo, Francisco Aparecido Izidoro, apresentou a história e a infraestrutura do Santuário de Santa Rita de Cássia. O município recebe anualmente quase meio milhão de romeiros.

No final do dia a equipe visitou Borrazópolis, hospedando-se no Resort Solar Águas do Ivaí. Tiveram a oportunidade de conhecer o Rio Ivaí, no qual é comum a prática de esportes como o caiaque.

Já no dia 19, a equipe seguiu para Faxinal, para conhecer um pouco mais das belas cachoeiras, que atraem tantos turistas em busca de aventura. Visitaram o Hotel Fazenda Luar de Agosto e o Sítio Santo Antônio, importantes pontos de visitação do município por conta das cachoeiras e delicioso café rural. Também participaram das visitas, representando o município de Faxinal, o secretário de Turismo, Alessandro Proença, o diretor de Turismo, Francisco de Assis, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcílio Cesar Vicente.

E para finalizar as visitas, as técnicas do Paraná Projetos foram até Rosário do Ivaí, a convite do prefeito Ilton Kuroda. A cidade é a capital da uva niágara, tendo clima e condições de solo propícios para o cultivo da fruta. Acompanhadas pelo secretário de Turismo, José M. da Silva Júnior, conheceram a Associação de Artesãos e seus produtos, a praça da igreja, finalizando a visita com um jantar feito pelo próprio Prefeito.

No dia 20/04 pela manhã, a pedido dos participantes presentes no dia 17/04, teve a continuidade a oficina para a discussão das possibilidades de desenvolvimento regional do Vale do Ivaí com a participação de aproximadamente 60 pessoas entre técnicos municipais, empresários, prefeitos e representantes institucionais.