Paraná Projetos inicia levantamentos para apoio a municípios com baixo IDH 06/02/2020 - 15:30

O Governo do Estado do Paraná está desenvolvendo um projeto de apoio aos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Na última quinta e sexta-feira, a Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, visitou sete municípios da região Norte e do Norte Pioneiro, para o levantamento de necessidades e potencialidades de cada região.

De acordo com a diretora de Planejamento da Paraná Projetos, Patrícia Baratieri, o objetivo das visitas técnicas é de auxiliar os municípios que tiveram desenvolvimento insuficiente nos últimos anos. “Queremos ajudar os administradores municipais no aprimoramento de suas gestões, visando boas práticas de governança, prevenindo irregularidades e desenvolvendo uma visão ampla e integrada da administração. Dessa forma, auxiliamos na transformação dos municípios”, explicou.

De acordo com o relatório do projeto, serão trabalhados 45 municípios do Estado que têm baixo IDH. A equipe está fazendo o mapeamento e análises de informações que resultarão no aprimoramento das gestões municipais. Após destes levantamentos, serão feitas capacitações dos agentes locais, buscando o desenvolvimento econômico e social.

No ano passado, a Paraná Projetos se destacou no Desenvolvimento Regional Sustentável, que trabalha o planejamento dos territórios segundo parâmetros de sustentabilidade e inovação. Uma das referências foi o Projeto do Vale do Ivaí, que busca o fortalecimento do turismo e da agricultura familiar.