Participação nas reuniões técnicas durante o 16º Festival Internacional das Cataratas em Foz do Iguaçu 08/12/2021 - 17:19

O Paraná Projetos participou das reuniões técnicas do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso (GT Religioso) e da 89º Reunião Ordinária do Conselho Paranaense de Turismo – CEPATUR, realizadas durante o 16º Festival Internacional das Cataratas em Foz do Iguaçu nos dias 1 a 3 de dezembro de 2021.

Foram realizadas ainda, por iniciativa do GT Religioso, as visitas técnicas aos atrativos religiosos de Foz do Iguaçu: Mesquita Omar Ibn Al-Khatab e o Templo Budista.

Durante a 89º Reunião Ordinária do Conselho Paranaense de Turismo – CEPATUR, as instituições integrantes do Conselho, foram convidadas a tornarem-se Embaixadoras do Plano Estadual de Turismo, Masterplan Paraná Turístico 2026: Pacto para um Destino Inteligente.

O selo ratifica o compromisso de contribuição de cada instituição do Conselho Paranaense de Turismo no auxílio à disseminação das propostas do Plano de Desenvolvimento do Turismo Paraná Turístico 2026 e na sua efetivação.

Na oportunidade, a Adetur Cataratas e Caminhos apresentou o projeto “Trilha de longo curso Parque Nacional da Ilha Grande – Parque Nacional do Iguaçu” tendo como objetivos, dentre vários, criar um novo atrativo turístico regional, promover o turismo de base comunitária entre os municípios contemplados e fortalecer a Rota Beira Parque, Rota da Fé e Rota das Águas.

Foi anunciada a Campanha “Paraná para o Paranaense” com o lançamento previsto dos materiais de divulgação (vídeos e folders), parceria com o Ministério do Turismo, nos próximos dias. 16º Festival Internacional das Cataratas: Feira de Turismo e Negócios, que reuniu expositores nacionais e internacional de diversos segmentos do setor, com aproximadamente 5 mil participantes nessa edição.

Com 7 mil metros quadrados, a área de exposição foi 40% maior na comparação com 2020. Nos 250 estandes, 1300 marcas foram apresentadas ao amplo público do evento, formado por agentes de viagens, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagens, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, profissionais da hotelaria, entre outros.

A programação contou ainda com o 15º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o qual contemplou palestras, visitas técnicas e apresentação de Grupos de Trabalho (GT’s), mostra de ensaios teóricos, de forma online e presencial.

Os grupos de trabalhos envolvidos foram divididos em 9, sendo eles: ITT-Inovação e Tecnologia no Turismo / TE-Temas Emergente; EEFPT-Epistemologia, Educação e Formação Profissional no Turismo; TMA-Turismo e Meio Ambiente; TDLR-Turismo e Desenvolvimento Local e Regional; HCT-História e Cultura no Turismo; ECT-Estratégia e Competitividade em Turismo; TA-Turismo e Acessibilidade; PPPGT-Planejamento, Política Pública e Governança de Turismo; HGMH-Hotelaria e Gestão dos Meios de Hospedagens Gastronomia.