Programa Paraná Produtivo na Região Noroeste do Estado 17/06/2021 - 09:07

O Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, por meio de uma cooperação técnica com o Governo do Estado, tornou-se parceiro no desenvolvimento do Programa Paraná Produtivo, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes.

Dessa forma, a Entidade vem auxiliando as regiões a identificarem suas necessidades e potencialidades, explorando o melhor de cada uma delas, por meio de um planejamento técnico, integrado, visando o desenvolvimento produtivo e a redução das desigualdades regionais.

E para captar as percepções e anseios da região, o Paraná Projetos, em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), está apoiando a condução e facilitação das oficinas de planejamento do Programa Paraná Produtivo, em formato remoto, superando todos os desafios impostos pelo período de pandemia vivido.

Nesse sentido, reuniram-se, virtualmente, no dia 26 de maio, atores públicos, privados e a sociedade civil organizada, para a primeira oficina na região noroeste do Estado, que contou com um público de aproximadamente 100 (cem) participantes.

O encontro teve o propósito de apresentar, debater e validar as informações da região previamente levantadas e realizar o levantamento de pontos fortes e fracos para se chegar em sugestões de melhoria e investimentos.

A oficina ocorreu por meio da plataforma do Programa Paraná Produtivo, disponível em www.paranaprodutivo.com.br, desenvolvida para dar suporte à metodologia de elaboração dos planos produtivos regionais.

A oficina contou com a apresentação do especialista do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Júlio Suzuki, que se utilizou do BI (Business Intelligence) elaborado com os dados dos eixos prioritários do Programa.

A ferramenta de inteligência foi desenvolvida pelo Paraná Projetos, em parceria com o IPARDES, e serviu de insumo para a oficina de trabalho, de modo a enriquecer e potencializar o debate.

Na sequência, o Estado retornará à região para realizar as oficinas de oportunidades e priorização, até a etapa final de consolidação dos estudos, seguindo uma metodologia especialmente pensada para o Programa Paraná Produtivo.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias