Proposta para o entorno de represa é apresentada em reunião 06/02/2018 - 08:30

Paisagem preservada, legado dos colonizadores italianos e condições para o desenvolvimento da prática esportiva aquática são alguns dos objetivos do projeto de requalificação para o entorno da represa do Piraquara II, na Região Metropolitana de Curitiba. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (5), na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.

“O foco é o desenvolvimento econômico sustentável da região, com ênfase na conservação ambiental, histórica e cultural, além de inventivo ao esporte”, afirmou o secretário Juraci Barbosa Sobrinho. O projeto, cujos estudos tiveram início em 2015, foi elaborado em parceria pela Paraná Projetos, entidade vinculada à Secretaria do Planejamento, e a Sanepar.

Participaram do encontro de apresentação do projeto o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Machado Requião; o superintendente do Paraná Projetos, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, e Kátia Koti e Marta Takahashi, integrantes da equipe que desenvolveu o projeto.

A proposta prevê diretrizes de ocupação e proposição de usos da área da Colônia Santa Maria do Novo Tirol, evidenciando o imenso potencial da área para o desenvolvimento do turismo. O estímulo ao encontro entre as pessoas e o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os moradores da colônia trentina é um dos pilares da proposta, aliado ao cenário natural da represa.

AÇÕES - Estão previstas a restauração da Igreja Nossa Senhora da Assunção, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol; a criação de espaço para eventos, oficina e comercialização de artesanato e produtos agroindustriais e locação de bicicletas, na Vila Tirol; potenciais investimentos em hospedagem e alimentação; pavimentação de estrada rural e criação de Parque Público, com investimento público ou privado, Casa da Memória e Casa de Pedra.

“O projeto é excelente e entendeu perfeitamente a principal necessidade de Piraquara, que é equacionar a sua imensa área preservada (93%) com a necessidade de oferecer opções econômicas e de lazer à população”, disse o prefeito, Marcus Tesserolli, que assistiu à apresentação na SEPL.

Com 128 anos, o município de Piraquara tem 110 mil habitantes. Seus mananciais são responsáveis por 50% do abastecimento de água da grande Curitiba. A Área de Preservação Ambiental (APA) é de 93%.

“Além de auxiliar na organização do uso do espaço, a proposta trará novas possibilidades de investimento, trabalho e lazer à população ”, comentou Tesserolli. Segundo o prefeito, a grande extensão de área preservada dificulta muito a instalação de empresas ou indústrias na região.

CRONOGRAMA – Nas próximas semanas serão formalizadas as assinaturas de contratos de programa e parcerias entre governo do Estado, Sanepar e o município. O projeto será então apresentado a possíveis investidores, comunidade e lideranças locais.

Integra a proposta os resultados da pesquisa exploratória realizada pelos parceiros nas proximidades da Represa do Piraquara II. O levantamento foi feito em setembro do ano passado. Os resultados foram compilados em forma de infográfico e apresentados na reunião.

A expectativa é que este documento constitua uma ferramenta de planejamento local e que auxilie na busca de parcerias e atração de investimentos para a região, visando transformar a Colônia Santa Maria do Novo Tirol em um pequeno polo turístico, a fim de desencadear um processo de desenvolvimento para a região.