Represa Capivara e as riquezas do Norte do Paraná 26/06/2018 - 10:20

Após a Oficina de Planejamento estratégico, realizada no dia 08 de junho, no município de Sertaneja, a equipe do Paraná Projetos, visitou seis dos doze municípios lindeiros a Represa Capivara, sendo eles: Alvorada do Sul, Sertanópolis, Santa Mariana, Jataizinho, Leópolis e Primeiro de Maio. A visita técnica teve como objetivo identificar ações estruturantes para o desenvolvimento regional sustentável na região.

“Aos olhos da mercadóloga Angela Soares, o Norte do Paraná é uma região rica não somente para a agricultura, mas também possui um grande potencial natural que pode ser explorado turisticamente, já foi possível imaginar de que forma os municípios podem trabalhar integralmente para promover o desenvolvimento regional”.

As visitas tiveram o apoio da Diretora de Turismo de Sertaneja, Anete Frederico.

Dos municípios banhados pela Represa Capivara, Sertanópolis possui o maior território, com 505.532 km², também possui a maior concentração de indústrias, que movimentam o comércio local, oferece ainda infraestrutura de hospedagem e alimentação adequada para receber turistas de negócios e de aventura. Devido sua extensão a visita a Sertanópolis foi dividida em dois dias, sendo um para área urbana e distrito industrial, guiados por Mariza Iório Castanheiro e Listhaiany Caldeira Alvas e outro dia na área rural e atrativos naturais, também na companhia do Prefeito Aleocidio Bazanelo e Angelica Patricia Silva de Souza.

Santa Mariana abriga uma grande área de proteção integral, o Parque Estadual Mata São Francisco, possuí ainda importantes fazendas de café, como a Fazenda Palmeira com mais de um milhão de pés de cafés plantados, recebe estudantes e turistas de todo o Brasil. Ainda pela diversidade da agricultura, tem a Adega Bassi, com premiação internacional em 2015 na Cachaça prata. A ferrovia da cidade é passagem para o transporte de grãos de toda a região norte do Paraná, as ruinas na praça central é um perfeito cenário para o resgate cultural. Possui ainda estufa de produtos orgânicos, vendidos para a rede Mac Donald. A receptividade do Prefeito Jorge Rodrigues Nunes, do Secretário de Planejamento Nelson Paulino Leite Junior, do Secretário de Turismo, Olavo Generoso Lorena e da Diretora de Meio Ambiente KhamilaTondinelli Souza Cruz fez jus à cidade que é chamada a Capital da Amizade.

Primeiro de Maio faz divisa com os municípios de Sertanópolis, Bela Vista e Alvorada do Sul, tem como principal atrativo o Terminal Turístico Paranatur, área de lazer com churrasqueiras, quiosques, lanchonetes, pista de skate, quadra de futebol suíço e área para camping, possui ainda piscina com tobogã, trapiche e uma rampa para pequenas embarcações. No Portal de entrada da Cidade pode-se perceber que Primeiro de Maio foi considerada a Cidade do Turismo Aquático.

Nesta visita a Paraná Projetos contou com o apoio da Coordenadora de Turismo da Paraná Turismo de Londrina, Sandra Camacho e João Gouveia Dutra da Rota Sonho Lindo, a equipe técnica foi guiada pelo Secretário de Comunicação Mateus Correa Leite e a Secretária de Planejamento Gabriela Pansonato Brandão Souza.

Alvorada do Sul tem grande potencial para o turismo de aventura, pesca, náutico e cultural. A praça central Prefeito Antônio de Souza Lemos pode ser cenário para o resgate histórico da Cidade. A turismóloga Erica Bufalo conta que antigamente as pessoas de Alvorada e Região frequentavam o Teatro “Centro Cultural Manoel Palma Cano” (foi restaurado e mantido a mobília original), após o espetáculo ficavam na praça Central admirando a fonte com a dança das águas (estrutura ainda existente) local para namorar e passar as noites quentes de Alvorada. Ainda falando sobre o resgate cultural, os grandes fazendeiros disputavam jogos de futebol, os campos e estruturas das fazendas de café ainda são fortes lembranças para os moradores, conta o pai de Érica, Sr. AdessioBufalo, que guiou toda a visita a campo no município.

Antes da visita técnica, o Prefeito Marcos Voltareli, o Secretário de Aquicultura e Pesca Valteir Aparecido Bazzoni e o Secretário de Meio Ambiente Ever Donizete Dugolin falaram sobre suas demandas e passaram informações importantes sobre a relação de Alvorada com a região.

Em Leópolis o Prefeito Alessandro Ribeiro, a Secretária de Planejamento Maria Carolina da Silva e o Técnico Agrícola Bruno Rafael Pinheiro de Souza, mostraram os condomínios residencias da Cidade. O município possui um grande potencial para o turismo rural,a avicultura é muito forte na economia local, possui pequenos produtores de fruticultura e olericolas, na pecuária possui produtores de leite e gado de corte. O município está se preparando para ser referência em apicultura na região. Conta ainda com pesque pagues bem estruturados, possui eventos já consolidados, como cavalgadas e no mês de agosto, quatro dias de festa do peão, a “Expo Leópolis” recebe um público de aproximadamente 20.000 pessoas.

Jataizinho tem uma forte história religiosa e pode ser palco de um grande resgate histórico cultural. Conta o Diretor de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Adriano Antonholi, que Frei Timóteo colonizou e plantou o primeiro pé de café na região norte do Paraná. A história de Frei Timóteo em Jataizinho merece um livro, sua atuação foi de tamanha importância que a cidade possui um Distrito com seu nome, a Praça Central, a Estação Ferroviáriae o Cemitério que inclusive ele foi sepultado, também foram homenageados com seu nome. Além do turismo religioso, cultural e de pesca, Jataizinho possui um grande potencial para o turismo de aventura. A Professora do Município Vânia Patrícia dos Santos, apresentou as possíveis áreas para instalação de equipamento náutico público, visando a exploração de mais uma categoria turística em Jataizinho.

Os municípios visitados possuem uma diversidade no potencial a ser explorado e se complementam, o que contribui para o desenvolvimento regional. As fazendas mostram o resgate cultural, a vida tranquila do campo e aquela comidinha que remete a casa de avó. As estações ferroviárias e os trilhos de trem são histórias e estruturas importantes a serem restauradas. O Rio Tibagi além de movimentar a economia local com a fartura dos peixes, como a tilápia e o pintado, tem um enorme potencial para a prática de esportes, como o rafting, boia cross, caiaque, pesca esportiva e passeios de barco. A calmaria das águas do Paranapanema além de promover o turismo náutico, tem um grande potencial para a prática de standup e mergulho nas cidades submersas. As grandes pedreiras podem ser anfiteatros ao livre e ainda à prática de rapel. A agricultura familiar está presente em todos os municípios, bem como, a grande extensão de áreas para o crescimento industrial.

As bacias do Tibagi, Cinzas, Paranapanema I, II e IIIbanham os municípios lindeiros da Represa Capivara, enriquecendo ainda mais o potencial das terras vermelhas da região. Pode-se dizer que nasce um novo destino turístico no Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias