Apresentação do Projeto Executivo do iLab Seagri 07/10/2022 - 17:18

O Laboratório Público de Inovação do Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (iLab Seagri) está sendo criado para tornar a agricultura paranaense mais competitiva. O Laboratório nasce de uma parceria entre o Seagri e o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, esta é a primeira experiência de um espaço público de inovação voltado ao tema agro no setor público brasileiro.

 

O iLab Seagri será instalado na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Na manhã de hoje, 07 de outubro, a equipe da Paraná Projetos se reuniu com o Diretor Presidente do IDR, Natalino de Souza, para apresentar o projeto executivo do espaço, idealizado para receber oficinas, reuniões e equipes de projetos de inovação.

 

Para estruturar o laboratório o projeto foi dividido em 05 etapas. A primeira ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2020 e consistiu na realização de webinários de sensibilização para o tema inovação em governo. A segunda etapa aconteceu entre os meses de maio e junho de 2021 com a capacitação de servidores da Seab e vinculadas, na metodologia Design Thinking. A terceira etapa (protótipo) consistiu na realização de oficinas para identificação de necessidades de inovação e planejamento da estrutura de atividades do laboratório. A quarta etapa é a elaboração do projeto executivo de arquitetura de interiores. E, por fim, a última etapa é a instalação física do laboratório.

 

LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO EM GOVERNO - Os laboratórios de inovação em governo são habitats que fazem parte da administração pública, em geral possuem uma equipe e estrutura de serviços próprias e são pensados para fomentar a criatividade, a colaboração e a experimentação, com o intuito de desenvolver inovações para melhoria dos serviços públicos, bem como propor soluções para problemas complexos. Os laboratórios adotam estratégias para envolver diversos agentes (setor público, sociedade civil e setor privado) na elaboração de projetos, atuando em colaboração com as mais diversas áreas e setores.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias