Curitiba recebe segundo fórum de planejamento e desenvolvimento territorial 27/05/2024 - 15:00

Curitiba recebeu, nesta sexta-feira (24), a segunda etapa dos Fóruns Regionais de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, iniciativa da Secretaria de Estado do Planejamento que objetiva conectar o orçamento estadual às realidades regionais.

O encontro, direcionado a 55 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Campos Gerais que compõem as regiões 8,9 e 15 do Programa Paraná Produtivo, foi realizado no Prédio da Administração da Universidade Federal do Paraná e envolveu lideranças, entidades da sociedade civil organizada, empresários e membros da academia.

Foram apresentados instrumentos de planejamento e de ciência e tecnologia voltados ao desenvolvimento regional e ao monitoramento de políticas públicas.

A Secretaria do Planejamento explanou sobre o programa Paraná Produtivo, criado em 2021 e que tem foco na identificação de potenciais e carências de todas as regiões paranaenses, e o Observatório do Planejamento, plataforma que promove uma gestão pública mais eficiente e transparente, alinhada com as demandas regionais.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, afirmou que a série de fóruns se constitui em instrumento relevante para dar uma resposta à sociedade, que vai ser ouvida na definição de ações e de obras estruturantes que conduzam ao desenvolvimento local.

“Este fórum foi importante por focar também na Região Metropolitana de Curitiba, complexa pela quantidade de gente, 4 milhões de habitantes, e as oportunidades nas áreas de mobilidade, resíduos sólidos e água. Tudo isso precisa ser pensado do ponto de vista estrutural, precisamos olhar a região metropolitana como um todo. O ProMetrópole é o grande programa de desenvolvimento da região e que discute todas essas questões nessa ótica que ultrapassa as fronteiras dos municípios”, disse Silva.

Já a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) expôs os programas da pasta relacionados ao desenvolvimento territorial, como a Ageuni (Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável, instaladas nas sete universidades estaduais), o Projetek (Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura para atender cidades pequenas nas áreas de abrangência das universidades estaduais), o Paraná Empreende Mais (que qualifica micro, pequenos e médios empresários, empreendedores individuais, informais e futuros empreendedores de todo o Estado) e o programa  Propriedade Intelectual com Foco no Mercado - Prime (que transforma pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a sociedade.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ressaltou que os fóruns fazem parte de um movimento de conexão cada vez maior, que faz a integração entre os setores produtivos acadêmico e empresarial, articulado e apoiado pelo governo.

“É isso que se quer representar quando a Secretaria de Planejamento solicita apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para que esses fóruns aconteçam dentro das universidades. Isso expressa que, para o planejamento do desenvolvimento territorial do estado do Paraná, as universidades têm um papel central e precisam, cada vez mais, atender às demandas da sociedade, do entorno e das regiões em que estão inseridas”, diz.

Segundo Bona, essa parceria nos fóruns mostra que o governo entende que os ativos de ciência e tecnologia do Estado, que são robustos, têm muito a contribuir com o desenvolvimento do Paraná, e que, para isso, o planejamento faz toda a diferença.

O diretor de Projetos da SEPL, Marcos Junior Marini, avaliou positivamente os dois primeiros fóruns dos quais participaram atores importantes do desenvolvimento territorial.

“Os dois eventos tiveram presença maciça de todas as entidades da nossa sociedade civil organizada, tanto do primeiro setor, setor público, representatividade política, como também o mundo empresarial e entidades, incluindo do terceiro setor, lideranças que se uniram em um evento que possibilita juntar esforços em prol do nosso desenvolvimento”, diz.

EXPERIÊNCIA DE MEDELLÍN – Os fóruns contam, ainda, com a participação do consultor internacional colombiano Jean Edouard Tromme, que ministrou a palestra “Medellín: Um modelo de transformação territorial”. Ele compartilhou a experiência da cidade latino-americana, que tem alcançado reconhecimento nas áreas de mobilidade urbana e de ampliação da qualidade de vida.

"Os territórios são das pessoas para as pessoas. Se as pessoas não participam, se elas não fazem parte, se elas não são os atores que vão levar a cabo as principais ações, isso não funciona. Se você quer transformar um território, você tem que ter confiança e transparência com as pessoas", disse.

Segundo ele, qualquer iniciativa de transformação deve ser sustentável no tempo, senão se limita a ações dispersas. "Para ser sustentável no tempo, é preciso que os embaixadores do planejamento sejam as pessoas da sociedade. E aqui, hoje, vejo que começaram esse processo em uma boa direção", afirmou Tromme.

Os fóruns são realizados pela Secretaria do Planejamento, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sebrae-Paraná, programa Paraná Projetos, Paraná Produtivo e Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni).

Os encontros, que irão até junho, passam também pelos municípios de Guarapuava, Londrina e Maringá.

Confira o calendário dos próximos encontros:

13/06 - Guarapuava

Unicentro - R. Padre Salvador. 875