Ecoparaná assina Protocolo de Intenções com o COMAFEN 06/10/2012 - 11:50

O evento contemplou visita técnica pelo Rio Paraná e Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e ações Integradas de Orientação para proprietários de embarcações de transporte turístico.
Na ocasião foi assinado o protocolo de intenções com o Consórcio dos Municípios da APA Federal do Noroeste do Estado do Paraná – COMAFEN tem por objetivo a implantação de planos e projetos para o fomento do Turismo na APA do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná I e II e o Desenvolvimento Integrado Territorial pelo Turismo.

Senhor Christian Begosso, assessor executivo do COMAFEN, ressaltou a importância do evento para a região e contextualizou brevemente como se iniciou a aproximação com o Estado do Mato Grosso do Sul para uso do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que se iniciou com um pedido do COMAFEN de uma autorização para acesso ao Parque, após este contato houve uma integração com o Estado do Mato Grosso do Sul proporcionando assim a possibilidade de uma parceria para uso publico da região. Christian demonstrou o interesse da região do COMAFEN em se tornar uma Estância de Governança dando mais visibilidade a região composta por 8 municípios, criando assim a Governança Regional Costa Rica.

Em 1924 foram retiradas duas embarcações do Rio Paraná, atualmente estão sob a responsabilidade da prefeitura municipal de Porto Rico e é do interesse da região a construção de um Museu Náutico, o IPHAN e o MTur sinalizaram recursos para a construção do espaço e a prefeitura disponibiliza uma área para a implantação, o COMAFEN solicitou o apoio do Grupo de Trabalho Náutico para a viabilização da construção do museu.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL visa à melhoria dos acessos rodoviários da região, Porto Rico – Monte Castelo, Loanda – Porto Rico e Loanda – Querência do Norte.
Discutiu-se ainda a possibilidade de trazer a Capitania dos Portos mais próximo da região já que hoje conta com a 3ª maior frota de barcos de lazer do Estado do Paraná e a Capitania mais próxima se encontra em Guairá o que dificulta a fiscalização e segurança. Outro importante projeto elaborado pela região foi o de sinalização náutica, um projeto piloto, atualmente parado na Marinha, foi solicitado a região o protocolo do processo para que o GT Náutico possa auxiliar no andamento do processo.