FIPE dá início ao Treinamento em Modelagem Econômico-Financeira para Parcerias Público-Privadas (PPP) em Evento Inaugural 20/10/2023 - 12:37

No dia 18 de outubro de 2023, o Paraná Projetos e a Unidade Gestora de Parcerias do Paraná (UGEPAR) promoveram a aula inaugural do curso em "Modelagem Econômico-Financeira para Parcerias Público-Privadas (PPP)". O evento foi realizado no auditório da CELEPAR e reuniu um público diversificado, composto por funcionários de várias secretarias do Estado, reforçando a importância interdisciplinar das PPPs na gestão pública. A iniciativa visa não apenas a formação técnica, mas também a criação de uma rede de profissionais altamente qualificados em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.

O Secretário de Planejamento, Guto Silva, foi um dos destaques do evento, compartilhando insights valiosos sobre os desafios e oportunidades no setor de PPPs. Ele afirmou a necessidade crítica de capacitar funcionários públicos, dada a complexidade e a responsabilidade inerentes a essas parcerias. Além dele, Eduardo Magalhães, superintendente do Paraná Projetos e Luiz Fernandes de Moraes Jr., chefe da Unidade Gestora de Parcerias do Paraná, delinearam as diretrizes e objetivos do curso. Ressaltaram como o conhecimento adquirido será instrumental para impulsionar projetos de infraestrutura sustentável, um pilar fundamental para o bem-estar social e o crescimento econômico do Estado.

Com uma duração prevista de 24 meses, o curso será uma jornada intensiva de aprendizado, cujo conteúdo programático será ministrado por uma seleta equipe de especialistas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, liderada por Felipe Sande e Bruno Palialol, estando organizado em 14 módulos temáticos abrangentes, que abrange uma variedade de tópicos impoprtantes, desde noções básicas de contratos de concessão até matemática financeira, finanças, contabilidade, tributação, estatística e econometria. No entanto, o que realmente distingue esta capacitação de alto nível é a inclusão de discussões e aplicações de casos práticos previamente vivenciados pela Fipe. Esses casos serão explorados por meio de mentorias especializadas e simulados rigorosos, visando reforçar e solidificar o aprendizado dos participantes.

Este treinamento se configura como um marco significativo no fortalecimento das competências e práticas em PPPs. Ele não apenas contribuirá para o desenvolvimento econômico sustentável, mas também servirá como um catalisador para a inovação e a eficiência na gestão de recursos públicos.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias