Gestores do Paraná debatem importância do planejamento e da inovação na administração pública 08/03/2024 - 15:09

“Há um ditado que diz que quando você não sabe para onde vai qualquer estrada serve. O Paraná não podia pegar qualquer estrada, tinha que se planejar e se organizar para crescer. Por isso implantamos a cultura do planejamento e estamos colhendo esse fruto”. A frase do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior mostrou, logo na abertura do Fórum Estadual de Gestores Públicos, a importância do planejamento em qualquer esfera da administração pública.

O Paraná liderou o ranking de crescimento dos estados brasileiros em 2023, feito pelo Banco Central. Cresceu 7,8% ano passado, bem acima da média nacional, que ficou em 2,45%. O Paraná também está no topo do Índice de Liquidez, que avalia a capacidade do Estado em cumprir obrigações financeiras. O Estado tem o melhor Ensino Médio do país, no ranking do Ideb. Todas essas, e várias outras, conquistas não foram por acaso. Foram planejadas, como explicou Ratinho Junior, durante o evento: “Quando assumimos, em 2019, fizemos um planejamento, identificamos a vocação do estado, cuidamos do meio ambiente com políticas públicas de sustentabilidade e fizemos um projeto logístico para aumentar nossas exportações e atrair investimentos. A atração de investimentos trouxe emprego e qualidade de vida aos paranaenses”.

Aproximadamente 700 gestores públicos de todo o Paraná, além de secretários estaduais de planejamento de todo o Brasil, participaram do evento em Foz do Iguaçu, que trouxe palestras sobre a nova realidade da gestão pública e também proporcionou a troca de informações entre as administrações públicas. “O Brasil é continental, com muitas complexidades, mas as regras do jogo são parecidas para todos. As dificuldades que a gente tem em implantar ações são parecidas. As leis, as regras, são rígidas. A gente precisa entender, por exemplo, como o Paraná superou desafios em termos de contratação e de inovação e porque outros estados não estão conseguindo fazer. O Paraná tem crescido mais que os outros estados, tem inovado em infraestrutura, tem saído à frente em algumas agendas e isso é o que habilita a gente estar aqui trocando ideias. Pra gente copiar e adaptar pra nossa realidade”, afirmou o secretário de Planejamento de Pernambuco, Fabrício Marques, que também é Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento – Conseplan.

“A gente não precisa inventar a roda. A gente precisa trocar informações e fazer parcerias”, explicou o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti, que elogiou a oportunidade de conhecer novas experiências.

Tecnologia e planejamento – Os palestrantes do evento reforçaram que o uso da tecnologia, da inteligência artificial e a análise de dados é um caminho sem volta para a gestão pública. Em vez de resistir às novas tecnologias, os gestores precisam entender que elas reduzem custos, ajudam em decisões e são grandes aliadas para o planejamento a longo prazo. “Precisamos de profissionalismo na gestão para a construção de políticas estruturadas e sólidas”, reforçou o palestrante Tadeu Barros, diretor-presidente do Centro de Lideranças Públicas.

O economista Ricardo Amorim apresentou um panorama econômico do Brasil e do mundo, que deve favorecer as administrações públicas nos próximos anos, se houver planejamento. “Queria deixar três mensagens para vocês: as mudanças provocadas pela tecnologia já fazem parte da vida e do nosso trabalho; o Brasil tem vantagens competitivas atualmente, então explorem e agreguem o investimento em industrialização, que vai ser favorecido com a reforma tributária; e construam marcas positivas do potencial da sua região para que as pessoas tenham o que falar”.

Um dos objetivos do evento é incentivar os municípios a fazerem planejamentos a longo prazo e usarem as ferramentas já disponibilizadas pelo Estado. “Nós temos já um plano desenhado. O primeiro estado do Brasil a ter um plano estruturado do uso de inteligência artificial para a gestão pública. Temos ganho em eficiência e agilidade. Quem ganha é o cidadão, com uma resposta efetiva e rápida do poder público. É uma grande rede. Fazendo uma alusão às olimpíadas, o planejamento não é um esporte individual. É um esporte coletivo”, ressaltou Guto Silva, secretário de Planejamento do Paraná.