Governo do Estado promove em março Fórum Estadual voltado a gestores públicos 27/02/2024 - 09:05

O Governo do Estado promove, entre 6 e 8 de março, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, o Fórum Estadual de Gestores Públicos, que terá participação de membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), que congrega secretários da área de todo o país, além de prefeitos e gestores municipais de todo o Paraná.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) e Paraná Projetos, tem apoio da Conseplan, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Assembleia Legislativa do Paraná e Celepar e acontecerá no Hotel Rafain Palace.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, assinalou que o evento foca em gestão e planejamento a longo prazo e que vai servir para promover a formação de líderes públicos. “O Fórum vai servir para que a gente possa estar na mesma sintonia em fazer planejamento a longo prazo, em observar indicadores e ações de gestão e para que consigamos melhorar a máquina pública, para ser mais eficiente e leve benefícios ao cidadão do Paraná”, diz.

Guto Silva explica que a ideia do encontro é trazer os municípios para poder compartilhar metodologias que envolvem inteligência artificial na gestão pública, ranking de competitividade dos estados e, agora, dos municípios, e como funcionam esses indicadores.

Estado institui Comitê de Governança para incentivar cadeias de biogás e hidrogênio

“Esse trabalho de formação de líderes públicos, prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Planejamento vai contribuir para que esses gestores tenham mais informações, e mais criteriosas, sobre gestão e indicadores, para que possam trabalhar focados em evidências e buscando soluções para problemas comuns aos municípios e ao Governo do Estado. Um Estado forte, firme e justo exige trabalho colaborativo com as prefeituras do Paraná”, afirma o secretário.

PROGRAMAÇÃO - O destaque fica conta da palestra do economista Ricardo Amorim, que falará sobre Planejamento e Sustentabilidade - Criando Valor a longo prazo para o Paraná, na tarde da quinta-feira (7).

A abertura do evento será feita por Tadeu Barros, do Centro de Lideranças Públicas, que abordará os Dados e Evidências na Gestão Pública - Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado por essa organização suprapartidária.

Haverá dois painéis ao longo do evento. O primeiro com o tema Planejamento em Ação - Conhecimento e Prática para o desenvolvimento das cidades que, além de Tadeu Barros, contará com o secretário Guto Silva, além de e Caio Marini, da Fundação Dom Cabral, com medição de Patrícia Becker, da mesma fundação.

O segundo painel será sobre Planejamento Público e Tecnologia, com mediação de Guto Silva. Participam Ronan Damasco, da Microsoft; Ilson Bressan, da Valid; Gustavo Garbosa, da Celepar; Marcelo Rangel, secretário estadual de Inovação Modernização e Transformação Digital; e Gabrielli Costa Oliveira, da Xertica/Google Cloud.

Estado instala Conselho Gestor do Paraná Produtivo e acelera ações de planejamento regional

Para finalizar, três palestras terão como foco o tema Comunicando, resultado na Gestão Pública, com participação do secretário estadual da Comunicação, Cleber Mata; Matheus Zica, da PlanoE Comunicação; e Jader França, da Mosh Brasil.

Programação:
14h Recepção do Evento
18h Coquetel

09h Abertura Oficial
11h Palestra: Dados e Evidências na Gestão Pública - Ranking de Competitividade dos Estados
Tadeu Barros - Centro de Lideranças Públicas - CLP
12h Intervalo
14h Painel: Planejamento em Ação - Conhecimento e prática para o desenvolvimento das cidades.
Patricia Becker - Mediadora - Fundação Dom Cabral - FDC
Caio Marini - Fundação Dom Cabral - FDC
Tadeu Barros - Centro de Lideranças Públicas - CLP
Guto Silva - secretário de Estado do Planejamento - SEPL