Governo promove seminário para agentes culturais de Foz do Iguaçu sobre o Pompidou 04/09/2025 - 10:44

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná promove, em 8 e 9 de setembro, em Foz do Iguaçu, o Seminário de Práticas Contemporâneas, com atividades voltadas à formação de agentes culturais da Macrorregião Histórico-Cultural Oeste. O encontro integra o programa-piloto de implantação do futuro Centro Pompidou Paraná e sucede as primeiras ativações realizadas no terreno onde o museu será construído. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário.

A iniciativa busca preparar agentes culturais para participarem do edital “Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centre Pompidou Paraná – Macrorregião Oeste”, que esteve em consulta pública entre os dias 15 e 22 de agosto de 2025. A previsão de lançamento é no segundo semestre de 2025.

Com investimento total de R$ 600 mil, o edital prevê a seleção de 30 agentes culturais residentes há pelo menos 12 meses na Macrorregião Histórico-Cultural Oeste do Paraná. Cada projeto contemplado receberá R$ 20 mil para desenvolver dez oficinas ao longo de três meses, totalizando 120 horas de atividades.

A Secretaria do Planejamento, com o Paraná Projetos, atuou na concepção do projeto do Centro Pompidou Paraná, participando desde as reuniões iniciais para a implementação do museu, tendo um papel fundamental na contratação de Solano Benítez, responsável pelo projeto arquitetônico.

“É com grande satisfação que proporcionamos essa preparação para os agentes da Macrorregião Oeste, por meio destas oficinas, que são de extrema importância para a implementação do Centro Pompidou Paraná e o seu papel de aproximar a população dos espaços culturais” , comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.

 

O objetivo é selecionar agentes culturais para a realização de oficinas voltadas a estudantes da rede pública e à comunidade local, com foco em práticas contemporâneas aplicadas a museus. O edital determina que ao menos 40% das vagas sejam destinadas a pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência, em conformidade com as políticas afirmativas da secretaria.

A secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, destaca a importância do edital no processo de implantação do museu. “O Centre Pompidou Paraná nasce com o propósito de ser um espaço plural, que dialoga com diferentes linguagens e públicos. Esse edital é um passo importante para aproximar a comunidade do museu desde a sua concepção”, afirma.

“Nosso objetivo é que a implantação do Centre Pompidou Paraná aconteça de forma descentralizada e participativa, e para tanto é fundamental que o Estado faça investimento direto na formação cultural da região”, acrescentou ela.

 

Programação do Seminário de Práticas Contemporâneas:

 

Local: Estação Cultural Haroldo Alvarenga | Av. Jorge Schimmelpfeng, 69 - Centro - Foz do Iguaçu

08 de setembro (segunda-feira), 19h às 22h

Workshop de Práticas Contemporâneas e Museologia com ênfase em Processos

Educativos

Ministrantes: Carolina Loch e Cauê Donato

09 de setembro (terça-feira), 19h às 22h

Elaboração de Projetos Culturais

Ministrante: Priscila de Morais

GALERIA DE IMAGENS