Implantação das Governanças Regionais do Programa Paraná Produtivo 21/06/2022 - 17:19

Nos meses de maio e junho, as regiões 1, 2 e 3 realizaram as primeiras reuniões do Conselho Gestor Regional do Programa Paraná Produtivo. Os encontros aconteceram de forma virtual e na pauta a eleição da Diretoria Executiva, do representante da equipe técnica regional e a aprovação do Regimento Interno.

A estruturação da governança regional contou com o trabalho da Comissão Provisória instituída nos workshops realizados em fevereiro, que foram conduzidos pela Coordenação Técnica do Programa nos municípios de Siqueira Campos, Cornélio Procópio e Paranavaí, respectivamente.

As reuniões realizadas inauguram um novo estilo de gestão de políticas públicas, centrado na eficiência dos projetos, no protagonismo da sociedade civil organizada, na transparência, no planejamento integrado, no olhar amplo e inovador, e na responsabilização descentralizada.

Gradativamente, o trabalho do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Planejamento e do Paraná Projetos, em conjunto com as regiões, vai alcançando os resultados e transformando os projetos em realidade.

SOBRE AS REGIÕES.  As regiões do Programa reúne municípios que se relacionam social, política e economicamente em territórios delimitados de acordo com características e especificidades em comum, buscando engajar e empoderar os agentes locais na busca pelo desenvolvimento produtivo integrado.

Região 1 (26 municípios): Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina, Wenceslau Braz.

Região 2 (19 municípios): Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.

Região 3 (37 municípios): Alto Paraná, Amaporã, Cafeara, Colorado, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaguajé, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Lobato, Marilena, Mirador, Nossa Senhora das Graças, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Inês, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara, Terra Rica, Uniflor.