Implantação dos Conselhos Regionais do Programa Paraná Produtivo
21/12/2022 - 11:33

Mais uma etapa concluída do Programa Paraná Produtivo. Todas as oito regiões atendidas pelo Programa instituíram as governança regionais – Santo Antônio da Platina (R1); Cornélio Procópio (R2); Paranavaí (R3); Campo Mourão (R5); Irati/União da Vitória (R7); e Ponta Grossa (R8). As duas restantes – Guarapuava (R6) e Umuarama/Cianorte (R4) - reuniram-se nos dias 13 e 20 dezembro, respectivamente, com essa finalidade. 

A implantação das governanças regionais é um resultado importante para a promoção do desenvolvimento integrado do Estado. 

A estruturação da governança regional contou com o trabalho da Comissão Provisória instituída nos workshops realizados no primeiro trimestre de 2022.
 
As reuniões realizadas inauguram um novo estilo de gestão de políticas públicas, centrado na eficiência dos projetos, no protagonismo da sociedade civil organizada, na transparência, no planejamento integrado, no olhar amplo e inovador, e na responsabilização descentralizada.

Gradativamente, o trabalho do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Planejamento e do Paraná Projetos, em conjunto com as regiões, vai alcançando os resultados e transformando os projetos em realidade.

 

PARANÁ PRODUTIVO.  O Paraná Produtivo atende 202 municípios de oito regiões prioritárias. Elas concentram 30% da população paranaense (3,3 milhões de pessoas) e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

O trabalho envolve atores locais, setor produtivo, universidades e governo com base na análise de indicadores, fundamentadas em três eixos: Pessoas, Infraestrutura e Sistemas Produtivos, abarcadas pela dimensão da Governança e Gestão. O programa também contou com o auxílio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para elaboração dos diagnósticos regionais.

De início, foram realizadas 24 oficinas técnicas, com um público médio de 80 participantes cada. Após essa etapa, as regiões receberam um plano de ação que será utilizado pelas governanças regionais como guia dos projetos prioritários a serem implementados.

Para conhecer mais sobre o Programa acesse: https://paranaprodutivo.com.br/

 

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias