Litoral do Paraná terá R$ 10 milhões para bases náuticas e ciclovias
05/12/2012 - 10:40

O Ministério do Turismo anunciou terça-feira (04), em Brasília, a aprovação de R$ 10 milhões para investimentos em obras de infraestrutura turística no Paraná, durante a assinatura do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo com governadores beneficiados com recursos da pasta. O secretário de Turismo do Estado, Jackson Pitombo, participou da solenidade na sede do Ministério. Pelo documento, os signatários firmam o compromisso de incluir o setor na lista de prioridades.

“Esta primeira etapa da aprovação só foi possível porque os Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), que integram o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do Governo Federal, foram planejados de forma que o turismo venha a constituir uma alternativa econômica geradora de emprego e renda para a população local”, afirma Pitombo.

Após a aprovação dos recursos a próxima etapa será o cadastro dos projetos priorizados no Siconv, que mais tarde se transformarão em Contratos de Repasse emitidos pela Caixa. Para a elaboração dos Projetos e Obras a Secretaria de Turismo do Paraná realizará licitações para futuras contratações.

Segundo Pitombo, o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) é o instrumento de planejamento do turismo em uma área selecionada, que tem por objetivo orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. O objetivo visa melhorar a qualidade de vida das populações residentes na área selecionada, identificando seus problemas e oportunidades e definindo estratégias e ações.

PROJETOS - Entre as prioridades estão dois grandes projetos. A implantação de transporte turístico aquaviário, que contém obras de trapiches em municípios e ilhas do Litoral; base náutica em Guaratuba e Paranaguá; reforma do terminal de passageiros de Pontal do Paraná e a sinalização de balizamento e luminosa. Outro projeto importante é a implantação de sistema cicloviário nos municípios de Paranaguá, Antonina e Morretes e nos balneários de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

A lista de projetos, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), estima um investimento de mais de R$ 2,84 milhões na implantação do transporte aquaviário. A construção da Base Náutica Pública de Guaratuba e de Trapiches na Ilha do Mel (praia das Encantadas, Brasília e Fortaleza) e na Ilha das Peças e Superagui, envolvem recursos de R$ 892 mil e R$ 1,91 milhão, respectivamente.

Já a readequação das instalações do Terminal de Pontal do Paraná vai consumir R$ 518,8 mil. Enquanto a implantação da Rota Cicloviária de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba vai dispor R$ 3,6 milhões.
Secretário Jackon Pitombo e Ministro do Turismo Gastão Viera
Site: Governo Estado do Paraná