Paraná Projetos participa do último evento de entrega dos planos de desenvolvimento integrado 30/06/2022 - 10:24

FONTE: AEN

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (29) os planos de desenvolvimento regional integrado aos 19 municípios dos Campos Gerais que fazem parte da Região 8 do Programa Paraná Produtivo, cujas cidades polos são Telêmaco Borba, Castro e Ponta Grossa. Os documentos contêm estratégias e ações para estruturar e potencializar a economia da região, com foco no desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.

A entrega foi feita pela secretária estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise Garnica, em evento que aconteceu em Ponta Grossa, acompanhado do superintendente do Paraná Projetos, Deyvitt Augusto Leal.

Os municípios da Região dos Campos Gerais que receberam os planos são: Arapoti, Cândido de Abreu, Carambeí, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

O plano de desenvolvimento integrado do Programa Paraná Produtivo foi elaborado em parceria pelo poder público, setor produtivo e a sociedade civil organizada. Todo o conteúdo foi discutido com representantes locais, seguindo a metodologia de diagnóstico, oportunidades e parcerias, e priorizações. Os detalhes do programa podem ser acessados diretamente no site do Paraná Produtivo.

Com a entrega dos planos, o Governo do Estado vai estimular o fortalecimento da governança regional e desenvolver uma plataforma para a gestão dos projetos, criando condições para que os projetos priorizados se tornem realidade.

 

REGIÃO 8 – Na Região 8, as atividades iniciaram em novembro do ano passado. Foram realizadas três oficinas técnicas, cada uma com cerca de 80 participantes, entre técnicos e secretários municipais, representantes do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil organizada, além do comitê técnico formado por especialistas de diversas instituições.

O debate envolveu temas como melhoramento das estradas rurais, modernização da gestão pública, promoção da industrialização de produtos da região, apoio aos pequenos negócios e ao cooperativismo e energias renováveis. Os trabalhos tiveram a colaboração e apoio dos técnicos da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

 

PRIORIDADES – Como resultado, foram elencadas as ações mais importantes a serem desenvolvidas, de acordo com a comunidade local. Foram propostas 20 ações, entre elas o fortalecimento da logística rodoviária, com melhorias e ampliações da malha viária já existente e pavimentação das estradas rurais que dão acesso aos municípios.

Outra prioridade é o fortalecimento da agroindústria e da agricultura familiar, com ações de suporte técnico, novas alternativas com o turismo rural e desenvolvimento das propriedades com inovação e capacitação das novas gerações. Além disso, há necessidade de se estimular o associativismo e cooperativismo para fortalecimento local e regional.

 

PARANÁ PRODUTIVO – No total, são oito regiões prioritárias atendidas pelo Programa Paraná Produtivo e todas receberam seus planos: Santo Antônio da Platina (Região 1); Cornélio Procópio (Região 2); Paranavaí (Região 3); Cianorte e Umuarama (Região 4); Campo Mourão (Região 5); Guarapuava (Região 6); Irati e União da Vitória (Região 7); e Castro e Telêmaco Borba (Região 8). Essas regiões reúnem 202 municípios que concentram 3,3 milhões de pessoas, representando 30% da população do Estado e 25% do PIB estadual.

Os planos de todas as regiões estão disponíveis ao público para download em PDF na plataforma do Paraná Produtivo: www.paranaprodutivo.com.br. O portal também reúne dados e estatísticas em diversas áreas, possibilitando informações detalhadas sobre cada região.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias