Parcerias e concessões do Paraná são apresentadas em evento da área em Minas Gerais 07/11/2023 - 13:55

O Governo do Estado apresentou, nesta terça-feira (31), no evento ABDIB Fórum de Infraestrutura Regional - Edição Sul e Sudeste, em Minas Gerais, os principais projetos de parceria público-privada e concessões e as potencialidades econômicas do Paraná.

O secretário do Planejamento do Paraná, Guto Silva, representou o Estado em dois painéis, que tiveram na composição o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e secretários de estados das regiões, quando falou sobre áreas abertas a investimentos no Paraná, a segurança jurídica do Estado para atraí-los, além dos projetos de parcerias e concessões em andamento.

Em sua fala, Guto Silva ressaltou a importância do encontro, que contou também com a presença das grandes empresas do Brasil na área de infraestrutura.

“Pudemos fazer um balanço dos desafios e, sobretudo, dos avanços do Paraná, com destaque para as concessões das rodovias, os novos projetos de parcerias público-privadas (PPP) que estão em andamento e abrir um diálogo com a iniciativa privada, apontando o Estado como um porto seguro para investimentos em parcerias”, explicou ele.

O secretário afirmou que apresentar projetos a investidores de grandes empresas do Brasil em um debate com o segmento segue as premissas fundamentais do governo paranaense.

“Esse é um olhar muito firme do governador Carlos Massa Ratinho Junior em poder mudar um pouco a lógica dos investimentos, pois queremos que o dinheiro privado seja colocado no Estado, participando de projetos que o Estado não tem expertise para avançar”, disse Silva.

Entre os projetos de PPPs ou concessões com pesquisas já contratadas junto à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) pelo Governo do Estado, através da Unidade Gestora do Programa de Parcerias do Paraná (UGPAR) e junto à Paraná Projetos, estão iniciativas nas áreas de entretenimento, turismo, mobilidade, transporte coletivo e serviços administrativos.

Evento – O encontro da ABDIB Fórum de Infraestrutura Regional pretende impulsionar o desenvolvimento através da apresentação das potencialidades econômicas e sociais, identificando os principais projetos de infraestrutura em desenvolvimento nos vários Estados.

O evento coloca em discussão os avanços nos aspectos regulatórios e na estrutura institucional de cada Estado e sua interface com o governo federal. O fórum também propõe discutir aspectos importantes para o desenvolvimento dos projetos, à exemplo de recursos públicos e suas contragarantias para PPPs e fontes de financiamentos (nacionais e internacionais).

Fonte: Secretaria do Planejamento