Programa Paraná Produtivo chama atenção no evento Governo 5.0 21/11/2022 - 21:17

O Programa Paraná Produtivo busca identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento integrado entre os municípios, este foi um dos temas do encontro Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população, que aconteceu em Foz do Iguaçu na semana passada.

O programa, desenvolvido pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, chamou a atenção dos prefeitos dos 399 municípios, representantes de entidades e de universidades estaduais que participaram do evento.

Iniciado em 2021, o Paraná Produtivo abrange oito regiões do Estado, somando 202 municípios. Em diversas oficinas realizadas ao longo dos meses, lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil discutiram as ações necessárias para reforçar o avanço econômico e social de cada região. As prioridades já foram definidas.

Todos receberam os seus Planos de Desenvolvimento Produtivo Regional Integrado e estão agora na fase da Governança, com a instalação de um conselho gestor em cada região para definição do cronograma e continuidade das ações definidas pelas comunidades.

De acordo com a secretária do Planejamento, Louise Garnica, todo o processo de elaboração dos planos do Paraná Produtivo seguiu o princípio do planejamento participativo, envolvendo prefeitos, secretários e funcionários municipais, representantes do setor produtivo e da sociedade civil organizada.

“Isso permitiu alcançar um trabalho tecnicamente consistente, sustentável e de consenso para o desenvolvimento produtivo regional”, disse a secretária. “Participar do Governo 5.0 é uma oportunidade de continuarmos trabalhando de maneira conjunta, apresentando as atividades e as ações do programa, e também esclarecer dúvidas e ouvir de perto as demandas dos participantes do evento”.

Governo 5.0

INOVAÇÃO – No estande da Secretaria, o Paraná Projetos apoiou o atendimento aos visitantes, apresentando os detalhes do Programa Paraná Produtivo.

No espaço havia um monitor que mostrava os dados regionais do Paraná elaborados num B.I. (sigla em inglês para Business Intelligence­, que significa o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios). Trata-se de uma ferramenta inovadora, que dá subsídio ao setor produtivo do Estado para novos investimentos. Além disso foi instalado um totem eletrônico para participação em uma pesquisa.

“Estamos fazendo uma pesquisa com o objetivo de identificar as necessidades de intervenções e subsidiar o planejamento de ações estratégicas de desenvolvimento do Estado nos próximos anos”, comentou o superintendente do Paraná Projetos, Deyvitt Augusto Leal.

Fonte: AEN