Programa Paraná Produtivo reúne governanças de três novas regionais do norte do estado 31/07/2023 - 12:33

A equipe do Programa Paraná Produtivo, da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), esteve na Região Norte do Estado, de 25 a 28 de julho, em reunião com os Conselhos Gestores de três das sete regionais que passaram a integrar o programa na segunda fase.

As reuniões, que aconteceram em Londrina, Porecatu, Apucarana e Maringá, que fazem parte das 12.ª, 13.ª e 14.ª regionais, trataram de temas como o fortalecimento das governanças territoriais e a exposição das demandas das regiões.

No encontro, a equipe do Paraná Produtivo apresentou as fases do programa e o Banco de Informações Regionais, lançado na segunda-feira (24). Também foram discutidas as ações priorizadas pelas Governanças Regionais e as formas mais eficientes e eficazes de implementá-las.

Essas reuniões são importantes, segundo a economista Daniela Schlogel, assessora técnica do programa, porque levam as governanças a se entenderem como parte fundamental da construção do plano de desenvolvimento regional de seus territórios.

“A promoção do desenvolvimento econômico regional só pode ocorrer se todos os atores envolvidos se apropriarem deste processo, sendo a participação dos técnicos das regiões nas reuniões fundamental para o sucesso do programa”, explica ela.

O coordenador de apoio ao planejamento municipal, Marcelino Manhani Junior, ressaltou que o Programa Paraná Produtivo – Fase II está comprometido com o atendimento das demandas das regiões do Estado, o que passa pelas governanças.

“Estamos trabalhando no fortalecimento das Governanças Regionais para que tenham cada vez mais condições de construírem e articularem soluções de desenvolvimento regional com os diferentes atores deste processo”, explicou Manhani Junior.

Desenvolvimento regional - O Programa Paraná Produtivo é uma iniciativa estruturada pela Secretaria de Planejamento, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, que busca implantar planos de desenvolvimento em 15 regiões do Estado do Paraná.

Todas as ações envolvidas no Programa Paraná Produtivo – Fase II seguem os princípios dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável de forma integrada.

Reuniões técnicas – Durante os encontros, mais de 80 pessoas de diferentes áreas participaram das reuniões do Programa Paraná Produtivo. O público foi composto de técnicos e representantes da sociedade civil, do setor público e privado.

As reuniões foram importantes para o diálogo entre os diferentes atores envolvidos no programa, que puderam compartilhar experiências e ideias sobre o desenvolvimento das regiões. Isso permitirá que o programa seja implementado de forma mais adequada às particularidades e necessidades das regiões.

Com essa série de reuniões estratégicas, o programa reafirma seu papel como um catalisador de desenvolvimento nas 15 Regiões, buscando o fortalecimento das parcerias entre os setores público e privado, com o engajamento da sociedade para um futuro mais próspero e sustentável para todo o Estado do Paraná.

Fonte: Secretaria do Planejamento