Proposição de usos na Colônia de Santa Maria do Novo Tirol, em Piraquara. Paraná Projetos apresenta resultado final.

23/01/2018 - 16:51

Em reunião na Sanepar no último dia 11 de janeiro, a equipe do Paraná Projetos apresentou o resultado final do trabalho que a empresa desenvolveu para o entorno da represa do Piraquara II, junto a localidade Colônia Santa Maria do Novo Tirol, dentro da parceria que o Paraná Projetos possui com a Sanepar na estruturação dos usos múltiplos das represas da região metropolitana de Curitiba. Estiveram presentes:o Diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Machado Requião, o Superintendente do Paraná Projetos Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior,o Secretário de Planejamento de Piraquara, José Luis Xavier Pedroza, o presidente do CírcoloTrentino, Cesar Paolini Junior, além de representantes das referidas entidades.O apresentação foi realizada pela equipe que desenvolveu o trabalho: as arquitetas Liliane Vortolin e Kátia Koti e a bacharel em turismo, Marta Takahashi.

O trabalho apresentado refere-se ao projeto 1 “Viabilidade de áreas públicas com foco em Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo nas represas da Região Metropolitana de Curitiba”, contido no Plano de Trabalho de 2017, dentro do Contrato de Gestão que o Paraná Projetos mantém com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral.

A proposta prevê diretrizes de ocupação e proposição de usos da área da Colônia Santa Maria do Novo Tirolevidenciando o imenso potencial da área para o desenvolvimento do turismo: paisagem preservada,legado dos colonizadores italianos, condições positivas para o desenvolvimento da prática esportiva. O estímulo ao encontro entre as pessoas e o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os moradores da colônia trentinaé um dos pilares da proposta, aliado ao impressionante cenário natural da represa.

Integra a proposta os resultados da pesquisa exploratória que o Paraná Projetos aplicou nas proximidades da Represa do Piraquara II em parceria com a Sanepar e a Prefeitura de Piraquara, no mês de setembro do ano passado. Os resultados foram compilados em forma de infográfico e apresentados na reunião. 

A expectativa do Paraná Projetos é que este documento constitua uma ferramenta de planejamento local e que auxilie na busca de parceiras e atração de investimentos para a região, visando transformar a Colônia Santa Maria do Novo Tirol em um pequeno pólo turístico, a fim de desencadear um processo de desenvolvimento para a região como um todo. 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias