Parques do Paraná

O Parques Paraná é um projeto do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA, que tem por objetivo a valorização do desenvolvimento do turismo, de forma sustentável, nas unidades de conservação abertas à visitação pública. A ideia é valorizar o patrimônio natural do Estado e propor alternativas de desenvolvimento do turismo em sua região de entorno por meio de ações conjuntas entre os órgãos de governo e parceiros.

O projeto tem os seguintes componentes: Modelagem de Gestão, Implementação, Desenvolvimento regional, Informação e Educação Ambiental e Voluntariado.

Nesta etapa, o PARANÁ PROJETOS participa deste projeto com o desenvolvimento de estudos voltados à leitura, análise e proposição de ações nos parques estaduais da Ilha do Mel, Monge, Vila Velha e Guartelá, tendo como documentos norteadores o Plano de Manejo das referidas unidades.

 

 

Ilha do Mel

Ilha do Mel

A Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, não se resume apenas a belas praias. Essa faixa de terra rodeada de mar, que fica na estrada da baía de Paranaguá, é acima de tudo, um território ambientalmente protegido, característica que assegura a manutenção da biodiversidade e que ajuda a preservar as paisagens que tanto enchem os olhos dos visitantes. (texto retirado do folheto Parques Paraná - SEMA)

No parque destacam-se ambientes naturais de praia, costões rochosos, áreas de influência marinha e remanescentes florestais típicos da Floresta Ombrófila Densa Submontana e de Terras Baixas associadas à Floresta de Restinga. Além disso, no parque também estão protegidos sítios arqueológicos como sambaquis e uma riquíssima fauna, onde vivem espécies ameaçadas de extinção. (texto retirado do folheto Parques Paraná - SEMA)

O Parque Estadual da Ilha do Mel é uma das quatro unidades de conservação a serem contempladas pelo programa Parques Paraná, do qual o Paraná Projetos participa com o desenvolvimento de análises e estudos voltados a valorização do turismo sustentável, em conjunto com diversas instituições.

 

 

Cânion do Guartelá

Guartelá

O cânion do Guartelá, cortado pelo rio Iapó, abriga desde 1992 o Parque Estadual do Guartelá, 6º maior do mundo em extensão e único com vegetação nativa. Protege um rico ecossistema e várias atrações naturais, como quedas d'água, corredeiras, formações areníticas, vales e inscrições rupestres de aproximadamente 7 mil anos. (texto retirado do Folheto Parques Paraná - SEMA)

A grande atração é o cânion e as duas trilhas que cortam o parque: Trilha Básica e Trilha das Pinturas Rupestres. A primeira, de aproximadamente 5.000 metros de extensão (ida e volta), dá acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho, ao mirante do cânion e à cachoeira Ponte da Pedra. A trilha das Pinturas Rupestres é feita com guia autorizado pelo parque e possui aproximadamente 7,500 metros (ida e volta), que dá acesso às piscinas naturais, às pinturas rupestres e ao portal de rochas areníticas. (texto retirado do Folheto Parques Paraná - SEMA)

O Parque Estadual do Guartelá é uma das quatro unidades de conservação a serem contempladas pelo Programa Parques Paraná, do qual o Paraná Projetos participa com o desenvolvimento de análises e estudos voltados à valorização do turismo sustentável, em conjunto com diversas instituições.

 

 

Parque do Monge

Parque do Monge

Uma das mais importantes atrações do turismo religioso no Paraná, o parque foi criado em 1960. Abriga a gruta do Monge, local de peregrinação religiosa. Nesse espaço, teria vivido o Monge João Maria D'Agostinis, personagem central da Guerra do Contestado que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações. (texto retirado do folheto Parques Paraná - SEMA)

Para chegar à Gruta, o visitante passa por uma longa escada em pedra, próxima ao mirante, que desce a uma fonte de água. Uma das trilhas leva à Pedra Partida, grande salão de pedra com uam fenda formada pelo desgaste da pedra ao longo de milhares de anos. Além da vegetação de mata Atlântica, o parque possui quedas d'água que são consideradas uma fonte milagrosa. (texto retirado do folheto Parques Paraná - SEMA)

O Parque Estadual do Monge é uma das quatro unidades de conservação a serem contempladas pelo programa Parques Paraná, do qual o Paraná Projetos participa com o desenvolvimento de análises e estudos à valorização do turismo sustentável, em conjunto com diversas instituições.

 

 

Vila Velha

Vila Velha

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, o parque Estadual de Vila Velha é uma das maiores Unidades de Conservação do estado, com três grandes atrativos espalhados em seus 18 quilômetros quadrados: Arenitos, Furnas, Lagoa Dourada. Os visitantes são conduzidos a cada um desses ambientes por trilhas bem sinalizadas, pavimentadas em grande parte com paradas que permitem a observação e contemplação. (texto retirado do folheto Parques Paraná - SEMA) 

O Parque Estadual de Vila Velha é uma das quatro unidades de conservação a serem contempladas pelo programa Parques Paraná, do qual o Paraná Projetos participa com o desenvolvimento de análises e estudos voltados à valorização do turismo sustentável, em conjunto com diversas instituições.