Paraná Projetos participa de lançamento da Rota do Queijo 16/12/2021 - 15:51

O Paraná conta agora com a Rota do Queijo. Essa é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná)  lançada na quinta-feira (09 de dezembro), na sede do instituto, em Curitiba. O objetivo é incentivar o turismo rural, tendo a produção de queijos como principal atrativo. A Analista de Planejamento e Projetos do Paraná Projetos, Marta Takahashi, participou da cerimônia representando a entidade. 

 

SOBRE A ROTA - Inicialmente, o IDR cadastrou 33 propriedades em 23 municípios de várias regiões do Estado, onde se produz desde queijos finos até os coloniais. A meta é ampliar o número de agroindústrias e estabelecer a produção de queijos como um atrativo para turistas do Estado e de todo o País.

 

VALORIZAÇÃO - Para Marta Takahashi, a criação da Rota do Queijo representa um importante canal de valorização para agricultura familiar. "A Rota do Queijo será um importante canal de valorização do modo de vida e saberes da agricultura familiar tendo a produção do queijo artesanal como temática principal. A ideia é que os visitantes e turistas possam aprender sobre os modos de produção assim como adquirir queijos paranaenses diferenciados", observou.

 

Municípios que fazem parte da Rota do Queijo Paranaense:

Dois Vizinhos
Palmeira
Itapejara do Oeste
Francisco Beltrão
Toledo 
Salgado Filho
Santo Antônio do Sudoeste
Guaraniaçu
Mercedes
Sulina
Nova Laranjeiras
Saudades do Iguaçu
Chopinzinho
Cianorte
Paranavaí
Santa Izabel do Oeste
Pinhal de São Bento
Pinhão
Palmas
Apucarana
Cantagalo
Lapa
Piraquara

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias