Planejamento estratégico no cenário COVID-19

Visando a minimização dos efeitos socioeconômicos negativos pós pandemia o Governo do Estado do Paraná instituiu o Decreto Estadual 4546/2020, que constitui o Grupo de Trabalho para a coordenação de ações estruturantes e estratégicas para recuperação, crescimento e desenvolvimento do Estado. Considerando a composição dos Grupos setoriais: GAE – Grupo Setorial para Assuntos Econômicos, GDS – Grupo Setorial para Assuntos de Desenvolvimento Social, e GAG – Grupo Setorial para Assuntos de Gestão, o Paraná Projetos prestou apoio no atendimento aos Grupos constituídos, participando das reuniões temáticas, com ênfase no GAE, este sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes.

Figura 2

 

 

AÇÕES DO PARANÁ PROJETOS

O Paraná Projetos participou da criação de uma proposta metodológica, capaz de promover um diagnóstico rápido e proposições de maneira participativa, com o envolvimento de técnicos do Estado e instituições externas. A proposta metodológica considerou cinco etapas de trabalho: planejamento, contextualização, macro propostas, ações estruturantes e monitoramento.

O Paraná Projetos também desenvolveu atividades que auxiliaram na propositura de ações estratégicas para recuperação e retomada do crescimento econômico do Estado, com prioridade na geração de trabalho, emprego e renda e eficiência na gestão do gasto público. Ainda, desenvolveu elementos de comunicação visual capazes de facilitar a compreensão e interpretação durante os trabalhos (fichas, organogramas, fluxogramas, slides de apresentação das propostas). O projeto contou com a criação de uma plataforma colaborativa, desenvolvida com o objetivo de apoiar as atividades de assessoria metodológica do Paraná Projetos junto aos grupos de trabalho setoriais, possibilitando o trabalho de forma colaborativa, integrada e padronizada. A plataforma reúne dados, informações e as entregas de todas as atividades desenvolvidas e contou com 5.755 acessos, em apenas trinta dias, e o envolvimento de aproximadamente 160 pessoas, durante os trabalhos.

Figura 1