Laboratório de Inovação do Seagri

Governos ao redor do mundo estão enfrentando desafios cada vez mais complexos – com populações envelhecendo, restrições orçamentárias e o aumento crescente das expectativas dos cidadãos, entre outros.

A complexidade desses desafios está muitas vezes em desacordo com a formulação tradicional e departamentalizada das instituições e de suas políticas públicas. Mesmo o Brasil sendo o quarto país do mundo em acesso à internet, ele está apenas em 44º no ranking de governos digitais, o que demonstra uma carência no atendimento das demandas da sociedade na prestação dos seus serviços e nos seus processos de inovação para atendê-los.

Para tentar solucionar este descompasso, tem surgido a iniciativa dos “Laboratórios de Inovação” dentro do setor público, pois são uma nova forma institucional de enfrentar desafios de políticas e do setor público de uma forma radicalmente diferente das abordagens tradicionais.

SÍNTESE DO PROJETO

O projeto de criação do Laboratório de Inovação do Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri) é uma iniciativa da Seab, Adapar, IDR-Paraná e Ceasa, com o apoio do Serviço Autônomo Paraná Projetos. Esta é a primeira experiência de um laboratório de inovação voltado ao tema agro dentro do setor público brasileiro. O projeto consiste em estabelecer uma estrutura organizacional de inovação com objetivo de promover atividades de prospecção, experimentação e disseminação de inovações no setor público, voltadas para a melhoria na prestação de serviços e para o atendimento mais adequado às necessidades dos cidadãos, das empresas e das organizações do terceiro setor.

​​​​

AÇÕES DO PARANÁ PROJETOS

O Paraná Projetos participou da coodernação do projeto que foi divido em 3 etapas.

A primeira foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2020 e, consistiu na realização de webinários de sensibilização para o tema inovação em governo. A segunda etapa aconteceu entre os meses de maio e junho de 2021 com a capacitação de servidores da Seab e vinculadas, na metodologia Design Thinking, com o apoio da Escola de Gestão do Paraná. A terceira e última etapa do projeto consistiu na realização de oficinas para identificação identificação de necessidades de inovação e planejamento do laboratório.

Relatório Técnico Final

• Webinários Agrogov