Balé Olimpo e Cicloturismo encantam visitantes do Parque Estadual de Vila Velha 11/07/2016 - 14:51

Meio Ambiente, cultura, história, esporte e lazer. Tudo isso junto marcou o domingo (10) no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O parque, que receberá a tocha olímpica na próxima sexta-feira (15), antecipou a comemoração pelo acontecimento com uma apresentação do espetáculo Olimpo, montagem da Escola de Dança Teatro Guaíra. Centenas de pessoas visitaram o local e, além do balé, puderam desfrutar de outras atividades como gastronomia ao ar livre, brincadeiras e jogos esportivos, passeios e, ainda, conhecer a nova coleção de artesanato Campos Gerais 2016. Outro evento que marcou o dia em Vila Velha foi a abertura do circuito de Cicloturismo.

O domingo teve gastronomia com várias pratos e bebidas de food trucks, atividades de educação ambiental de lazer. "É um dia especial para o parque de Vila Velha, uma unidade de conservação que merece reconhecimento por sua história e seu patrimônio natural", disse o secretário estadual interino de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulino Mexia.

A organização do evento no parque contou com vários órgãos do Governo do Estado, como Instituto Ambiental do Paraná, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Cultura, da Comunicação, do Esporte e Turismo, da Segurança Pública, Sanepar, Copel além de outros apoiadores, entre eles o Sebrae-PR e a Rodonorte.

BERÇO - O espetáculo mostrou a Grécia antiga, berço dos Jogos Olímpicos, com seus deuses e mitologia, pela França, onde os Jogos Olímpicos Modernos foram criados por Pierre de Coubertin, para chegar ao Brasil, preparando para o Rio 2016.

CICLOTURISMO - Após o espetáculo, cerca de 60 ciclistas inauguraram um novo produto turístico do parque, o Cicloturismo. Visitantes poderão agendar, uma vez por mês, passeios de bicicleta por dentro do parque, num percurso de 23 quilômetros, entre Furnas, Lagoa Dourada e Taça. "Já temos os passeios noturnos e agora mais esse produto para os visitantes. Eles poderão agendar por agências turísticas, que oferecerão o pacote, ou por demanda espontânea, diretamente com o parque", explicou a superintende do Parque de Vila Velha, Andela Soares.

Para o presidente interino da Liga de Ciclismo dos Campos Gerais, Jomar Trentir Filho, o cicloturismo dentro de Vila Velha é um sonho realizado e terá reflexo também na área urbana de Ponta Grossa. " É sensacional associar o parque com o ciclismo. Por outro lado, isso demonstra que o Paraná está disposto a aceitar a bicicleta como meio de transporte. Tenho certeza de que essa ação aqui trará resultados também dentro da cidade, com uma abertura maior para as bicicletas", disse.

COLEÇÃO CAMPOS GERAIS - Artesãos de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais mostraram ao público a coleção de peças para 2016. Um dos locais de vendas do artesanato será dentro do parque de Vila Velha. A iniciativa é de da Agência de Desenvolvimento do turismo dos Campos Gerais – Adetur, em parceria com o Sebrae/PR e secretarias municipais de turismo.

Os produtos que compõem a Coleção passam por uma série de critérios técnicos e priorizam uso de matéria-prima de local. O projeto também oferta capacitação em embalagens, formação de preços, negociação e formalização aos participantes do projeto.

A seleção de novos produtos para a Coleção acontece a cada dois anos. Depois de cumpridas todas as etapas, os produtos são lançados publicamente em evento festivo onde os produtos são apresentados ao público juntamente com o material promocional da Coleção completa.

Uma feira de gastronomia, com 14 equipamentos de food truck, também movimentou o parque com a comercialização de pratos com toques regionais e cervejas artesanais. A organização da feira é da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais. A organização da feira é da Rede gastronômica dos Campos Gerais em parceria com o Sebrae/PR. Além do secretário estadual do Meio Ambiente, também esteve presente no evento o superintendente do Paraná Projetos Fernando Lisboa, presidente da Adetur, Douglas Francisco Costa, representantes do Balé Teatro Guaíra e vários parceiros.