Balé Olimpo será apresentado no Parque Estadual de Vila Velha no próximo domingo 05/07/2016 - 14:20

O espetáculo Olimpo, montagem da Escola de Dança Teatro Guaíra, será apresentado no Parque Estadual de Vila Velha, no próximo domingo (10) e marca as comemorações da Semana Olímpica em Ponta Grossa. Além da dança, no mesmo dia o parque abrirá para o público uma programação especial com lançamento do cicloturismo no parque, food trucks, atividades de educação ambiental e esportivas, lançamento da coleção Campos Gerais 2016 de Artesanato local e outras atrações.

Durante todo o dia o parque ficará aberto gratuitamente ao público para as atividades extras. Serão cobrados apenas os tradicionais passeios pelos atrativos naturais do parque - Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada.

No próximo dia 15, a Tocha Olímpica passará por Vila Velha, onde acontecerá a troca da chama olímpica. “Como nesse dia (15) o parque ficará fechado ao público por recomendação do Comitê Olímpico Brasileiro, resolvemos preparar um dia especial para o público, com atividades voltadas à cultura, à educação ambiental, ao esporte e ao lazer”, explica a supervisora do parque, Ângela Soares.

A organização do evento no parque conta com vários órgãos do Governo do Estado, como Instituto Ambiental do Paraná, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Cultura, da Comunicação Social, do Esporte e do Turismo, Sanepar e Copel, além de outros apoiadores.

DANÇA - O espetáculo passeia pela Grécia antiga, berço dos Jogos Olímpicos, com seus deuses e mitologia; pela França, onde os Jogos Olímpicos Modernos foram criados por Pierre de Coubertin para, então, chegar ao Brasil para o Rio 2016. A versão reduzida do espetáculo Olimpo tem duração de trinta minutos e é apresentada por 25 alunos.

COLEÇÃO – Uma das ações que integram a programação especial do parque é o lançamento da coleção 2016 de artesanato dos Campos Gerais, projeto que valoriza os artesãos locais. Um dos pontos de venda funcionará dentro do parque. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), em parceria com o Sebrae/PR e secretarias municipais de turismo.

Os produtos que compõem a Coleção passam por uma série de critérios técnicos e priorizam uso de matéria-prima de local. O projeto também oferta capacitação em embalagens, formação de preços, negociação e formalização aos participantes do projeto.

A seleção de novos produtos para a Coleção acontece a cada dois anos. Depois de cumpridas todas as etapas, os produtos são lançados publicamente em evento festivo onde são apresentados ao público, juntamente com o material promocional da Coleção completa.

GASTRONOMIA - Uma feira de gastronomia com 14 food trucks locais estará no parque para comercialização de pratos com toques regionais e cervejas artesanais. A organização da feira é da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais. A organização é da Rede Gastronômica dos Campos Gerais, em parceria com o Sebrae/PR.

CICLOTURISMO - Cerca de 50 ciclistas farão o primeiro percurso de bicicleta dentro do Parque Vila Velha. O mesmo grupo participará da passagem da Tocha Olímpica por Ponta Grossa. “Será uma nova modalidade de passeio do parque para os turistas. Ele será oferecido pelas agências de turismo ou grupos organizados, com cadastramento aprovado”, disse a supervisora do parque.

As inscrições para as agências de turismo interessadas na capacitação e cadastramento para operacionalização dos passeios de cicloturismo começam logo após o lançamento do programa, que integra também a proposta do Ciclo Paraná.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Abertura Oficial da semana olímpica em Ponta Grossa

11h Solenidade de abertura