Paraná Projetos inicia implementação do Programa de Integridade e Compliance 15/06/2021 - 13:46

No dia 26/05/21 o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos recebeu a Controladoria Geral do Estado – CGE para dar início à implementação do Programa de Integridade e Compliance na entidade. A visita contou com a participação do Diretor de Auditoria, Controle e Gestão, Gilberto Souza, e do Coordenador de Compliance, Murillo de Almeida Santos, e teve como pauta principal a apresentação das diretrizes do programa ao Superintendente, Maurício Scandelari Milczewski e ao Diretor de Administração e Finanças, Marcelino Manhani Junior.

A implementação do programa é realizada pela Controladoria Geral do Estado – CGE em conjunto com a Agente de Compliance do Paraná Projetos, Alyne Conti Damiani Ferreira, com o apoio do Chefe do Núcleo de Integridade e Compliance da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes – SEPL, Carlos Lucchesi.

O programa foi instituído pela Lei Estadual nº. 19.857/2019, regulamentada pelo Decreto Estadual nº. 2.902/19 e possui as seguintes formas de coleta de dados: 1. Formulários do Controle Interno; 2. Canais de Ouvidoria; 3. Urna física; 4. Urna online; e, 5. Entrevistas do compliance.

A coleta de dados é a etapa que permite juntar todas as informações da entidade para que seja realizada a matriz de riscos e desenvolvido o Plano de Integridade, que é o documento oficial que contempla os principais riscos de integridade da organização, as medidas e preceitos de tratamento dos riscos identificados e a forma de implementação e monitoramento do Programa.

No dia 01/06/2021 a Agente de Compliance realizou a apresentação do programa para os colaboradores do Paraná Projetos, ocasião em que ressaltou a importância da participação de todos, instruindo-os sobre a utilização da urna física e da urna online, sobre o canal de Ouvidoria e sobre a realização das entrevistas, tendo enfatizado o sigilo imposto pelo processo.

A próxima etapa da implementação do programa será a realização das entrevistas e a análise criteriosa dos dados coletados, para identificação dos riscos e vulnerabilidades da entidade.

Para maiores informações acesse: www.cge.pr.gov.br/Pagina/Programa-Estadual-de-Integridade-e-Compliance

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias