Paraná vai definir modelos de gestão para os parques estaduais 12/08/2015 - 11:00

O Governo do Estado assinou nesta terça-feira (11) termo de cooperação técnica com o Instituto Semeia, organização não governamental que irá fazer estudos para avaliar o potencial de implementação de diferentes modelos de gestão para os parques estaduais. O Semeia é um dos parceiros do Programa Parques do Paraná, projeto lançado no fim de junho para estimular o turismo sustentável, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento regional.

O documento foi assinado pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski; pelo secretário do Planejamento, Silvio Barros, e pela diretora-executiva do Instituto Semeia, Ana Luisa Mancini Da Riva.

O estudo de modelos de gestão para indicar potenciais áreas que possam ser concedidas à iniciativa privada, organizações sociais ou outros formatos de parceria com o Estado é um dos cinco componentes do projeto.

O Parques do Paraná, previsto inicialmente em 14 áreas estaduais, está desenvolvendo também estratégias de educação ambiental e uso público, formas de desenvolvimento regional com a participação de municípios e das comunidades vizinhas dos parques e voluntariado.

A cooperação técnica assinada com o Semeia abrange estudos para quatro dos 14 parques do projeto: Monge, na Lapa; Vila Velha, em Ponta Grossa, Guartelá, em Tibagi e Ilha do Mel, em Paranaguá. A previsão é que os estudos sejam concluídos em cinco meses e será feito sem ônus para o Governo.

Para Soavinski, implantar atividades de uso público que respeitem as diretrizes dos planos de manejos das unidades pode ser uma importante fonte de receita para o Estado reverter esses recursos na conservação dos parques, além de ser um instrumento de parceria com a comunidade.

“O potencial ambiental, turístico e comercial dos parques, aliado a parcerias profissionais e investimentos compartilhados entre Estado e iniciativa privada, por meio de modelos de gestão sustentáveis, pode melhorar significativamente a conservação e, ao mesmo tempo, gerar renda, emprego para as comunidades das regiões dos parques, além de proporcionar lazer e turismo de mais qualidade para a população”, diz Soavinski.

SEMEIA - O Semeia é uma instituição sem fins lucrativos que desde 2011 trabalha na articulação entre os setores público e privado para o desenvolvimento e aplicações de modelos de gestão inovadores, que valorizem a conservação, o uso público e a sociodiversidade no entorno das áreas protegidas, com foco em parques.

“Ficamos felizes com mais este projeto. O trabalho do Semeia com governos, por meio de termos de cooperação técnica, nos permite colaborar com o setor público na viabilização de iniciativas capazes de catalisar o potencial das unidades de conservação para gerar riqueza, desenvolvimento local e recursos para financiar a conservação da biodiversidade”, explica Ana Luisa, diretora-executiva do Semeia.

Segundo ela, o projeto é pautado pela inovação e pela busca por uma relação ‘ganha-ganha-ganha’, onde governo, sociedade e futuros parceiros privados contribuam e colham coletivamente os benefícios da conservação.

PARQUES DO PARANÁ - Além dos quatro parques que fazem parte o termo de cooperação, o projeto Parques do Paraná abrange nesta etapa outros 10 parques: Pico Marumbi, em Morretes; Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba; Cerrado, em Jaguariaíva; Rio da Onça, em Matinhos; Mata dos Godoy, em Londrina; Campinhos, em Tunas do Paraná; Amaporã, em Amaporã; Lago Azul, em Campo Mourão, e São Camilo, em Toledo.

O projeto todo envolve várias áreas do Governo, especialmente o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e as secretarias do Turismo e Esporte, do Planejamento e da Administração, além do Sebrae-PR e da Paraná Projetos, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, Paraná Projetos, Fecomércio e Ministério Público do Paraná.

A Secretaria estadual do Turismo ficará responsável pela articulação com os municípios e a população do entorno dos parques em ações de empreendedorismo voltadas ao atendimento dos visitantes, como hospedagem, gastronomia e outras atividades que possam gerar renda. “É um dos projetos que mais integra o governo”, disse o presidente da Paraná Turismo, Jacob Gimenez.