Programa Paraná Produtivo entrega Plano de Desenvolvimento para o Norte Pioneiro do Estado 22/02/2022 - 10:08

O Programa Paraná Produtivo, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes e com apoio do Paraná Projetos, entregou o Plano de Desenvolvimento Produtivo Regional nas cidades de Siqueira Campos (Região 1) e Cornélio Procópio (Região 2).

Por meio de um planejamento técnico, integrado, foi possível a construção coletiva de um plano de trabalho para impulsionar o desenvolvimento social e econômico das oito regiões contempladas pelo Paraná Produtivo.

O documento está em formato de livro e apresenta a metodologia, o diagnóstico, as oportunidades e parcerias para ações priorizadas na etapa de oficinas do Programa. O trabalho foi desenvolvido ao longo de todo o ano de 2021 nas regiões que não possuíam planos integrados de desenvolvimento, garantindo a todos os municípios acesso às políticas públicas e iniciativas de governo.

Depois dessa entrega, o Governo do Estado vai estimular o fortalecimento da governança regional e desenvolver uma plataforma para gestão dos projetos. Segundo Valdemar Jorge, secretário de Estado do Planejamento, o Plano vai fortalecer o que há de melhor em cada uma das regiões, estimular o protagonismo e um desenvolvimento planejado. “Queremos que o paranaense perceba que há oportunidades em sua localidade e que o Estado do Paraná pode crescer como um todo, de maneira integrada”, disse ele.

As duas primeiras regiões contempladas com a entrega do Plano são compostas pelos seguintes municípios:

REGIÃO 1 – Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina, Wenceslau Braz.

REGIÃO 2 - Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.

ABRANGÊNCIA – No total são oito regiões prioritárias atendidas pelo Programa Paraná Produtivo. Elas receberão seus Planos de Desenvolvimento Integrados até abril de 2022.

Os livros estão também em formato digital e podem ser baixados, basta acessar a plataforma do programa www.paranaprodutivo.com.br.

A próxima região a receber o Plano do Programa Paraná Produtivo será a de Paranavaí, com data prevista para 24 de fevereiro.